Número total de visualizações de páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Roubados, estamos todos de tudo...

Hoje, que até estava sol, resolvi ir aproveitar os preciosos raios com o meu rebento e lá rumamos na direcção que a vontade apontou. Quando íamos a sair de Odivelas, em direcção a Calçada de Carriche, o meu filho de 3 anos diz: “mamã, isto é feio”. Olhei em volta e realmente que raio de entrada/saída que Odivelas tem.

O percurso do sr Roubado até a Calçada é deplorável. E o mais triste é a existência de uma relíquia de azulejos logo ali, que conta a história do senhor que deu nome ao local e que passa completamente despercebida. A arte e património cultural é assim, diáriamente, destituído da sua importância por prédios horrorosos e sujos, sem nenhuma alusão ao que ali está.

Não sei se alguma vez perderam tempo a apreciar aqueles azulejos espectaculares, mas se não o fizeram deviam, porque vale a pena. Quem ali passa de carro, no meio daquela confusão tóxica, nem se apercebe do que ali está.

Já dizia a minha avó: “estima o que tens”. É uma pena até termos tanta coisa bonita neste concelho e não se dar a devida atenção e valor. Já contei ao meu filho a história do sr Roubado, através dos azuleijos, o mal é ter medo de lá ir sozinha com ele, pois em vez de um sítio convidativo, é um local que nos faz olhar por cima do ombro… será para continuar a dar justificação ao nome?

Sem comentários:

Enviar um comentário