Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ser Cidadão - PARTE I

O que é isso de CIDADANIA?

A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade.

Já na Roma antiga a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que esta tinha ou podia exercer.

A cidadania é a expressão do conjunto de direitos e deveres que uma pessoa possui dentro de determinada sociedade

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar a sua vida e a de outras pessoas.

As instituições de ensino e os meios de comunicação deveriam divulgar esse conceito para toda a sociedade, visando assim o bem-estar geral.

Cada pessoa, cada cidadão, é um ser único e, portanto, diferente de todos os outros. A sua individualidade é formada pelas características herdadas no nascimento ou adquiridas no convívio social no qual um indivíduo vai agrupar-se com outros com os quais tiver maior afinidade.

Este conceito de grupo de pessoas com objectivos comuns é bastante antigo. Um indivíduo passa a pertencer a um grupo quando decide cooperar com os objectivos comNa sociedade tem-se o relacionamento indirecto e impessoal, aquele que aproxima as pessoas por pertencerem a mesma nação, ou terem valores e princípios em comum, ainda que, geograficamente, estejam distantes.

Com o passar do tempo, o crescimento de grupos, a sofisticação e modernização das relações humanas, as sociedades acabaram organizando e padronizando normas de conduta, em função de valores sociais a preservar. Esse conjunto de valores e normas de conduta o que se chama de bem comum.

Destas relações nasceram os conceitos de direitos e deveres para assegurar que o bem comum seja atingido. Na sociedade o homem tem direito à protecção, ao crescimento, a ser reconhecido e a ser tratado com dignidade, a ter justiça e oportunidades iguais, sem preconceito ou discriminação.

Em compensação, em nome do bem comum, deve cumprir com os deveres de reconhecer o direito das demais pessoas e acatar as normas impostas pela colectividade, sem as quais a própria sociedade, à qual pertence, não seria possível.
A forma com que as pessoas se relacionam umas com as outras é a base da sociedade moderna, pois não só a qualidade dos relacionamentos, bem como a capacidade individual de mantê-los, são factores determinantes de posicionamento social e qualidade de vida.

Especialistas e estudiosos dessas relações e suas aplicações práticas em grupos estão entre os profissionais mais procurados e bem remunerados do mercado actual.

Sociedades que possuem pessoas que se relacionam bem com outras pessoas são, obviamente, mais dinâmicas, mais cooperativas, tiram melhor proveito do trabalho em equipa e se desenvolvem melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário