Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Mosteiro de Odivelas e os Paços do Concelho




Penso que, o bem-estar das pessoas passa tanto pela vertente psíquica como física e nesse contexto, por uma questão de bem estar gostaria salientar que, tal como eu muitas pessoas pensam da mesma forma mas têm algum pudor em dizê-lo. De facto, não devemos acreditar em tudo o que lemos! Quer seja na chamada dita imprensa oficial isenta e imparcial, quer seja noutras formas de fazer chegar qualquer mensagem às pessoas e difundi-la pelos canais disponíveis, Jornais, Web Jornais, Web Tv’s Blogues, FB, etc..
Agora passando ao que interessa, e sem quer ser exaustiva relativamente ao artigo de informação que saiu na passada sexta - feira dia 9 de Set. p.p. no agora Web Jornal Nova Odivelas intitulado “Susana Amador responde a Xara Brasil sobre o Mosteiro de Odivelas”, tenho obrigatoriamente que referir vários aspectos a reter:

 Em primeiro lugar, a senhora presidente da Câmara Municipal de Odivelas neste comunicado não respondeu a coisa nenhuma!

 O que é importante retirar desta, informação é que a CMO um mês depois da Petição ter sido entregue na AR, iniciou conversações com o Ministério da Defesa (no mês anterior às eleições legislativas), à revelia dos peticionários que representam as 6.500 assinaturas constantes da Petição pela abertura do Mosteiro de Odivelas aos fins de semana e feriados como qualquer monumento nacional que o é desde 1910! Acresce ainda que, 90% destas assinaturas foram recolhidas nas ruas de Odivelas!

 A CMO arranjou uma solução de abertura cujos trâmites não informou neste comunicado! Simplesmente não interessa dar a conhecer que efectivamente fracassou! O que seria importante era arranjar uma solução, ainda que deficiente, à pressa e de forma atabalhoada que possibilitasse a abertura do Mosteiro de Odivelas de qualquer maneira!
O “desde sempre … contactos estabelecidos com o Ministério da Defesa no último ano…” são expressões de tal forma enganadoras que só servem para tentar branquear a questão!
Até chegou ao cúmulo de concentrar no executivo da CMO o protagonismo pelas diligências institucionais que manteve atribuindo-lhe toda a relevância! Ignorando por completo um sinal de alerta dado pela população ao manifestar o seu total desagrado pelo facto do Mosteiro se encontrar desde sempre e aqui poderei usar livremente esta expressão, desde sempre de costas voltadas para a população!

 Abrir o Mosteiro com visitas guiadas com inscrição prévia e limitada ao nº de participantes no 1º e 3º Domingo de cada mês, não satisfaz os objectivos da nossa Petição! Pior, não vai de encontro ao pretendido pela população! Nós recolhemos as assinaturas e ouvimos o testemunho dos Odivelenses sobre o assunto, a senhora presidente não quis, nem ouviu a parte mais interessada neste processo!

 Escusado será dizer que, iremos continuar a desenvolver todos os esforços por forma a sermos bem sucedidos, correndo o sério risco de não o sermos agora, em virtude de este protocolo poder ter comprometido seriamente o objectivo da Petição que é e irá continuar a ser o de devolver o Mosteiro à população de Odivelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário