Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de junho de 2010

CANCRO DA MAMA / Rastreio


Eu já fiz este ano.... Marque também o seu!!!!


O cancro da mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, têm uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem).

Actualmente em Portugal com uma população feminina de 5 milhões, aparecem 4.500 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença. Para obviar a este estado calamitoso, o auto-exame, o exame clínico e a mamografia são meios para um diagnóstico precoce.
São conhecidos alguns factores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada. De notar que há entre 5 a 10% dos cancros da mama diagnosticados que aparentam características genéticas e hereditárias que, caso sejam confirmadas, obrigam a um acompanhamento mais precoce e cuidadoso das familiares.

A grande dificuldade em diminuir a prevalência dos factores de risco para o cancro da mama justificam uma prevenção secundária, isto é, que sejam concretizados procedimentos e atitudes de um diagnóstico o mais precoce possível das lesões malignas.

Eles incluem o controlo rigoroso e periódico por mamografia e, quando adequado, ecografia, recorrendo ao aconselhamento pelo Médico Assistente, sobretudo a partir dos 40-45 anos.

Mas em zonas onde já exista o Rastreio Organizado todas as mulheres entre os 45 e os 69 anos deverão corresponder ao convite feito pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em cooperação com os Centros de Saúde e Médicos de Família.
Não se esqueça, por si e pela sua família!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário