Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comércio Tradicional Local – Medidas / Soluções


Algumas possibilidades a considerar….


Tendo em conta que o Município de Odivelas terá de estabelecer aqui sim PPP’s de sucesso com os comerciantes locais das sete freguesias do Concelho.

- Frases chave em Outdoors com o rosto de individualidades do concelho a apelar ao consumo no comercio tradicional local Ex. A sua vida é feita aqui, faça as suas compras aqui também”.
Alem de assim ser demonstrada a envolvência do poder executivo com os problemas que assolam actualmente o comércio local, o exemplo seria consubstanciado se os elementos do executivo camarário aproveitassem para fazer compras nas lojas tradicionais e assim chegarem junto dos comerciantes noutras ocasiões sem ser só quando se encontram em campanhas eleitorais.

- Articulação com as forças vivas do concelho / Movimento Associativo, contemplando ainda um plano de animação e promoção do comércio tradicional.
A animação de rua bandas de musica, demonstrações desportivas, marchas, conduz as pessoas às ruas para assistir e assim tomarem contacto directo com a realidade comercial.

- Concursos de decoração de montras – Convites aos clientes a participar
Demonstrar vontade em estabelecer relações de proximidade com os clientes e até porque não com outros parceiros de sectores de actividade distintos, por exemplo a Loja X de vestuário de criança, hoje vai decorar a montra do Fotógrafo Y.

- Promover a uniformização de horários
Combater os horários alargados das superfícies comerciais, diversificando horários de funcionamento de algumas lojas.

- Criação de um logótipo comum “Comércio Local - Odivelas” a inserir nos sacos e nos talões de compra.
Além de servir de elo de ligação entre todos os sectores de actividade que são confrontados com problemas comuns, serviria igualmente o intuito de sensibilizar os potenciais clientes que assim estariam a contribuír para o incremento da economia do Concelho.

- O executivo municipal optar por estabelecer verbas para programas de apoio à realização de obras nas fachadas dos estabelecimentos comerciais, repavimentação dos passeios, aquisição de equipamentos para a exploração das actividades, instalação de sinalética apropriada, reforço da iluminação e arborização de algumas ruas.

- Feiras de Saldos de Stocks de Inverno e de Verão à semelhança do que foi implementado pelo município de Estremoz.


Estas são só algumas medidas de diferenciação e diversificação do comércio local, requer um excelente exercício de flexibilidade mental por parte dos interlouctores mas acima de tudo, vontade para mudar e atitude para fazer mais e melhor!!!


1 comentário:

  1. Já agora: rever o percurso do Voltas, incluindo no seu itinerário locais de pouca acessibilidade, e de menores recursos.
    Abraço. M.C.

    ResponderEliminar