Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

Haja SAÙDE!!!!!


Esta semana na rubrica A Minha Cidade no Diário de Odivelas, o José Maria Pignatelli no seu artigo, vem abordar um tema que me preocupa profundamente no País e em Odivelas especialmente – SAÙDE e Assistência Médica.
(Aconselho a sua leitura)


Em Valença do Minho os utentes sentido-se fortemente afectados pela decisão de encerramento do serviço de atendimento permanente (SAP), tomaram medidas de protesto, que ainda não terminaram, tornando o Ministério da Saúde a reiterar a posição assumida. (Vamos ver até quando…)

Urgências - Em Odivelas a Presidente da CMO afirma que, o CATUS passará a funcionar até às 22h nos dias de semana e aos fins-de-semana encerrará às 20h! E afirma ainda a CMO que, os utentes ainda têm muita SORTE por este serviço não encerrar de vez! E os Utentes, Plataformas e tudo??? Tudo caladinho e sem levantar ondas….

Consultas - Será que a Sra. Presidente da Câmara tem consciência do tormento que é marcar uma consulta para o médico de família? No Centro de Saúde consultas para um determinado médico, já não há vagas para Maio, só na Loja do Cidadão!
Após 2 dias sem atenderem o telefone, porque só está uma pessoa a fazer o atendimento presencial e telefónico, com ordens para dar prioridade a quem se desloca à referida Loja, foi transmitido que só 2ª Feira após a Páscoa para consultas em Maio porque as vagas para esse médico para Abril na Loja do Cidadão eram só seis e esgotaram em meia-hora!!!! E mais, os utentes ainda têm SORTE em ter médico de família porque em Odivelas 10.000 utentes não têm!

Procedimentos Administrativos - Se se mudar de residência para outra freguesia, não se pode pedir transferência de Centro de Saúde na Loja do Cidadão, mas se for para fora do Concelho já pode ser!!!! Com a agravante de ir engrossar o rol desses 10.000!!!

Instalações - Note-se que, no Pólo do Centro de Saúde do Bairro Olaio nem condições existem para receber pessoas sãs, quanto mais doentes ou crianças! E a CMO faz o quê? Obras, que ainda ninguém percebeu para que serviram! E, simultaneamente anuncia a construção de várias unidades de saúde em Odivelas, com apresentação virtual em folheto de campanha eleitoral e tudo…

Em suma, este partido (PS), venceu as eleições autárquicas por Odivelas em Outubro passado, com uma diferença de mil e poucos votos, relativamente à Coligação em Odivelas Primeiro as Pessoas. Mas como as principais facções políticas representativas no concelho integraram o executivo… palavras para quê??? Mais, com a agravante da vereadora com o pelouro da saúde até ser do PSD, e ter sido eleita por fazer parte dessa Coligação, mas cuja actuação prima pela inércia. Em matéria de saúde primeiro as pessoas sim, talvez os vereadores e os restantes órgãos do executivo camarário!

Sem comentários:

Enviar um comentário