Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fazer & Vencer - Cultura

Hoje foi também dia das Jornadas Fazer & Vencer dedicadas à Cultura, no Mosteiro de Odivelas! Após os ótimos testemunhos que tivemos, encerrámos com chave de ouro! Mas antes disso, coube-me a tarefa de encerrar os "trabalhos" e fazer os devidos agradecimentos mais que merecidos. Mas sobre isso mencionarei mais tarde!


" Ouvimos aqui falar de Cultura, como um olhar para todo um conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou de uma civilização. Resultando, por isso mesmo, na sua própria IDENTIDADE.

Ouvimos que, falar de Cultura de um povo é atender às várias realidades intemporais que o caracterizam, seja o seu património histórico, a arquitetura, a música, o teatro, a dança, os rituais religiosos, a língua falada e escrita, os mitos, os pensamentos e as formas de organização social, entre outras tantas caraterísticas.

Cabe-me assim a mim, agradecer a todos os que aqui estiveram hoje a falar de Cultura, bem como aqueles que nos permitiram usufruir deste maravilhoso espaço, neste Mosteiro. E, em nome do Pensar Odivelas, congratulo-me com este nosso atrevimento, porque em tempos de crise e austeridade, ter-se a ousadia de falar de Cultura, é arriscarmo-nos a ouvir que “cultura não enche barrigas”.

Mas, como aqui constatámos, essa perspetiva é redutora da realidade, pois mesmo a crise económica e social que hoje vivemos pode configurar uma oportunidade, não só de novos negócios, mas de um rever de valores e de um repensar da sociedade.

Pessoalmente, partilho da ideia que, numa época de tempos difíceis, as pessoas precisam acima de tudo de referências e, como sabemos, as que nos chegam todos os dias, oriundas da nossa sociedade, são, a maioria das vezes, escassas ou nem mesmo existem...!

A importância que a cultura pode ter na economia nacional é, por isso, primordial e traduz-se num bem seguro! Alguém disse, um dia, que “a Cultura é a alma de um povo”.

Em suma, o que nos propusemos alcançar, aqui hoje, com “O Fazer & Vencer” foi isso mesmo, incentivar à produção de Cultura. Fomos bem sucedidos? Claro que sim, o podermos finalmente estar num espaço como este, já é, per si, um incentivo empreendedor!

Sem comentários:

Enviar um comentário