"O termo saloio provem mesmo da palavra “saharauii” e que com o passar do tempo transformou-se em saloio. Os saloios que pelo contrario do que a maioria dos portugueses pensam, não são pessoas atrasadas, rusticas ou grosseiras e muito menos a expressão “esperteza saloia” significa isso, sendo o seu real significado de esperteza velhaca ou esperteza ardilosa.
Sendo assim os saloios são o povo que habita nos arredores de Lisboa ( em especial nos concelhos de Sintra, Loures, Mafra e Odivelas em que são mais caracterizados) desde o periodo neolitico como podem provar varias descobertas arqueológicas, são pessoas que se dedicam principalmente ao trabalho agricola ( mas também são famosos os seus produtos alimentares como o pão, o queijo, os doces e o leitão assado saloio).
O povo saloio tambem tem uma grande riqueza no seu folclore com caracteristicas bem marcadas e diferentes de outras zonas do pais, têm um papel importantissimo na cidade de Lisboa pois eram eles que abasteciam os mercados com os seus produtos e ainda hoje o fazem, eram eles que com as lavadeiras e carroceiros lavavam a roupa das senhoras ricas da cidade e a entregavam em troxas e por isso são sempre retratadas com a troxa á cabeça e que até foram feitos filmes em memoria delas como no famoso filme “Aldeia da Roupa Branca” onde entra a famosa Beatriz Costa uma saloia de gema.
Por isto tudo, os Lisboetas só souberam ser ingratos e rebaixar o orgulho dos nobres saloios fazendo pouco deles e tratando-os como inferiores.
Eu como um jovem saloio e muito orgulhoso de o ser escrevo isto para relembrar que os saloios sao muito melhores que os outros portugueses pensam que nós somos."
A expressão esperteza saloia, é genuína. Agora os "Chico Espertos"... já não têm nada a ver...
Muito obrigado pelo esclarecimento!
ResponderEliminar