Portugal praticamente perdeu a independência para a União Europeia, temos uma economia miserável, estamos constantemente na cauda da Europa e pelo andar da carruagem, corremos o sério risco de perdemos, o que a meu ver para nós é o mais valioso, a nossa própria identidade cultural.
Portugal e os portugueses precisam de conhecer a sua história, boa ou má, é ela que nos define perante o mundo, e se nos desligarem dela, perdemos algo que nos confundirá definitivamente com outro povo qualquer ou até com uma província espanhola.
A cultura é a alma de um povo. Um povo sem cultura é um povo alienado, dominado e morto. Um povo sem identidade baseada na sua história não desenvolve, não tem raízes, não tem argumentação, não tem alma e é facilmente dominado por outro povo.
Por isso cada lugar, cada comunidade deverá zelar pela sua identidade, interagindo culturalmente com a população e tudo fazer para não apagar os vestígios das suas origens e das suas gentes! Isso também é um verdadeiro exercício de cidadania!
Sem comentários:
Enviar um comentário