Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mulheres da nossa História



Adelaide de Jesus Damas Brasão Cabete



(25 de Janeiro de 1867, Elvas — 14 de Setembro de 1935, Lisboa)



Foi uma das principais feministas portuguesas do século XX. Republicana convicta, foi médica obstetra, ginecologista, professora, membro da maçonaria, benemérita e humanista.

Foi pioneira na reivindicação dos direitos das mulheres. Durante mais de 20 anos, presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas. Reivindicou para as mulheres o direito a um mês de descanso antes do parto.
Em 1912 reivindicou também o voto feminino. E em 1933 foi a primeira e única mulher a votar, em Luanda, onde viveu, a Constituição Portuguesa.
Adelaide Cabete foi também nomeada, em 2007, para "Melhor Português", mas ficou, apenas, nos noventa melhores.

1 comentário:

  1. Adorei esta iniciativa de trazer aqui o nome de uma benemérita de toda a sociedade portuguesa.
    Odivelas não lhe fez ainda a homenagem que lhe deve. Foi professora de muitas alunas naturais de Odivelas, porque foi professora de Higiene e Puericultura no Instituto, sob a direcção do Coronel Frederico Ferreira de Simas, que abriu esta casa às alunas de Odivelas que quisessem estudar. Foi ela que incluiu estas disciplinas no currículo das alunas. Pelo menos este director e esta médica, que se lembraram das raparigas de Odivelas, mereciam ter sido honrados e falados no centenário da implantação da república.

    ResponderEliminar