Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

No Reino da Marmelada!



Só para que conste, e antes que venham aí alguns jurar a pés juntos que fazem marmelada de Odivelas, (com os ditos marmelos é claro), desde pequeninos...


Poucos porventura se lembram da antiga "Casa da Mamelada" de Odivelas, que hoje é uma florista, uma das últimas pessoas desta Terra de Oportunidades a confeccioná-la e em grandes quantidades anos a fio naquela casa porque se vendia bem, era a Tia Elisa, que por acaso era tia do meu pai!

Agora, se não era uma receita conventual, se não era legitima porque não era branca ou preta ou lá a côr que lhe queiram dar, são tudo balelas de quem não tem a mínima noção das tradições desta terra!

Mais, até admito que as freiras fizessem mesmo essa modalidade de marmelda branca porque leva o dobro do açúcar para compensar a falta do marmelo que é um fruto de época! Agora, daí a convencionar-se como doce tradicional do Concelho de Odivelas! Convenhamos, daqui a pouco estaríamos a ser processados pelas Associações de luta contra a diabetes...

Até a Confeitaria da Ajuda, há bastantes anos a esta parte, apresenta para comercalização uma marmelada meia avermelhada aos quadros que denomina como "Marmelada Tipo Odivelas".
Por isso, vamos lá a ter bom senso e chamar as coisas pelos verdadeiros nomes!
Hoje em dia se desejarem Marmelada de Odivelas, ponto de venda conhecido e divulgado, é na Pastelaria Faruque!

4 comentários:

  1. Áh Tigre!!!! É assim mesmo!!! E mai nada!! ehehehehe.
    Jocas
    M.©

    ResponderEliminar
  2. Estando mais ou menos atentos ás coisas boas da nossa terra,vim descubrir,que realmente há gente boa que divulga aquilo que há de bom em Odivelas.Por isso quero agradecer á Madalena o re(conhecimento) que este asunto lhe merece.(A MARMELADA BRANCA DE ODIVELAS).Bem haja, Madalena

    ResponderEliminar
  3. O anterior Sr. Anónimo além de gostar de se ocultar na sombra de um qualquer avental, também não se dá muito bem com a língua portuguesa. Pois só por oportunismo cego é que poderia transformar um texto no seu inverso.
    Entenda pois definitivamente isto: a cor da marmelada de Odivelas, não a identifica.
    Mas como costumo dizer, ser-se de Odivelas não está ao alcance de qualquer um...
    Paulo Bernardo e Sousa

    ResponderEliminar
  4. Caro Paulo, só lhe respondo a si, pq não tenho por hábito prenunciar-me sobre pessoas que não se identificam! Mas tenho a dizer-lhe que realmente sou de Odivelas desde que nasci e esta questão da Marmelada de Odivelas é uma coisa nossa, que estão a ser usada como arma de arremesso como se de qualquer partidarite se tratasse...e isso tenho muita pena, mas não pode ser!!! Cumprimentos pra si.

    ResponderEliminar