
Só para que conste, e antes que venham aí alguns jurar a pés juntos que fazem marmelada de Odivelas, (com os ditos marmelos é claro), desde pequeninos...
Poucos porventura se lembram da antiga "Casa da Mamelada" de Odivelas, que hoje é uma florista, uma das últimas pessoas desta Terra de Oportunidades a confeccioná-la e em grandes quantidades anos a fio naquela casa porque se vendia bem, era a Tia Elisa, que por acaso era tia do meu pai!
Agora, se não era uma receita conventual, se não era legitima porque não era branca ou preta ou lá a côr que lhe queiram dar, são tudo balelas de quem não tem a mínima noção das tradições desta terra!
Mais, até admito que as freiras fizessem mesmo essa modalidade de marmelda branca porque leva o dobro do açúcar para compensar a falta do marmelo que é um fruto de época! Agora, daí a convencionar-se como doce tradicional do Concelho de Odivelas! Convenhamos, daqui a pouco estaríamos a ser processados pelas Associações de luta contra a diabetes...
Até a Confeitaria da Ajuda, há bastantes anos a esta parte, apresenta para comercalização uma marmelada meia avermelhada aos quadros que denomina como "Marmelada Tipo Odivelas".
Por isso, vamos lá a ter bom senso e chamar as coisas pelos verdadeiros nomes!
Hoje em dia se desejarem Marmelada de Odivelas, ponto de venda conhecido e divulgado, é na Pastelaria Faruque!