Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Instituto de Odivelas - Iluminação Nocturna

Sobre o meu Post anterior, e a ausência de iluminação exterior no Instituto de Odivelas, trancrevo aqui a informação que deixei hoje produzida no site desta Instituição, no espaço destinado para o efeito, na expectativa que tal constragimento seja ultrapassado.




"Muito Bom Dia,

Gostaria inicialmente de cumprimentar a Sra. Dra. Graça Martins, como responsável máximo desta Instituição cuja existência contribui fortemente para a dignificação do Concelho de Odivelas.

Tendo em conta a importância e o legado histórico que este edifício congrega, gostaria de manifestar a minha total estupefacção em face do que tenho presenciado ultimamente no que concerne à iluminação deste edifício! Segundo julgo saber, a responsabilidade da iluminação exterior pertencerá aos órgãos municipais que enquadram tal competência.

Assim, como munícipe deste Concelho, nascida e criada na zona histórica de Odivelas, gostaria de obter os vossos atenciosos comentários sobre esta questão, bem como sobre as eventuais diligências no sentido de sanar esta situação que nos assola a todos os que frequentam e se preocupam com o património da zona histórica de Odivelas.

Acresce ainda referir que, a par da falta de iluminação subsiste ainda a concentração de alguns jovens que, dispondo dos claustros do mosteiro como zona de culto para as mais diversas práticas menos próprias, entre elas o de efectuar tiro ao alvo, partindo garrafas de encontro aos azulejos antigos que os circundam!!!! E se já o fazem às claras quanto mais às escuras! È que nem se justifica uma câmara de vigilância uma vez que a iluminação é inexistente!

Tenho ainda que acrescentar que, presenciei a preocupação de uma das alunas em deslocar-se sozinha para a entrada do Instituto em virtude da total escuridão circundante! Como cidadã e mãe, não poderia ficar indiferente!

Sem outro assunto, solicito a melhor atenção a este problema, bem como a vossa atempada resposta, o que desde já e agradeço.


Com os meus melhores cumprimentos"


(Madalena Varela)

5 comentários:

  1. A primeira coisa a fazer-se, mas urgentemente, é restabelecer a normal iluminação. A seguir, uma câmara de vigilância que registe as imagens das malfeitorias e sanções a esses actos selvagens. O conjunto formado pelo monumento, o largo, a cerca e espaços públicos que foram acessos a este mosteiro, constituem um complexo que deveria ser carinhosamente preservado e defendido. Poucos povoados têm o privilégio de ter um conjunto tão importante, ainda acrescido de factos históricos nacionais. Tenho escrito muito, chamando à atenção para estes valores de Odivelas, mas só tenho conseguido uma coisa com isso: a hostilidade do poder local, de 2005 para cá. A população tem-me manifestado sempre reconhecimento, assim como todos os autarcas, até àquela data.

    ResponderEliminar
  2. O Instituto faz parte dos muitos institutos que já não têm razão de existir. As filhas dos militares, para quem foi criado, já são em pequeno número, porque preferem escolas próximas das suas residências. O edifício deveria ter uma melhor utilização, ligado à obra social, como se fez em Lisboa com muitos conventos. Uma residência para idosos,até para viúvas e filhas de militares, por exemplo, como está a ser utilizado o Convento de Santos o Novo; uma academia para a 3.ª idade, sempre cuidando a preservação e boa conservação do edifício, deixando a parte histórica apenas destinada a visitas guiadas para o público.É fundamental o cuidado em não danificar esta jóia! Não pode ficar exposta a vandalismos! Até poderia vir a ser um museu das ordens religiosas, porque não? Odivelas só beneficiaria com isso. Atrairia muitos visitantes e seria uma forma de este edifício ser finalmente útil a Odivelas.

    ResponderEliminar
  3. se esta a dizer que as alunas sao vandalistas ,nao sao e mosteiro pode estar em pior estado porque a sua direcçao nao e das melhores.(pense antes de falar)

    ResponderEliminar
  4. D.Afonso Henriques (filho de d.maria pia) disse que o io seria um colegio para acolher filhas de militar.e ele vai servir para isso mesmo ate ao restos dos dias dele

    ResponderEliminar
  5. De facto, não tenho como prática corrente responder a quem não se identifica nos comentários que faz, porque tenho a nítida sensação que estou a "falar" para uma parede! Ainda assim, penso que poderei dizer que até as paredes merecem por vezes mais respostas que alguns cromossomas que habitam na extratosfera.

    1 - As Alunas do IA são alheias à falta de luz! Existem vandalos sim, mas NÂO SÂO as ALUNAS!
    2 - Não são só as filhas de militares que o IA acolhe!

    Aqui o (pense antes de falar) não será adequado, mas sim o (não abra a boca para dizer disparates) ficará melhor!

    ResponderEliminar