Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DIVULGAÇÃO

ATRIBUIÇÃO DOS PRÉMIOS
«AUTARQUIAS + FAMILIARMENTE RESPONSÁVEIS 2012»

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu 35 municípios portugueses com o título «Autarquia + Familiarmente Responsável 2012». Os vencedores da 4ª edição deste projecto de âmbito nacional são os municípios de Abrantes, Águeda, Amadora, Angra do Heroísmo, Boticas, Cantanhede, Cascais, Coimbra, Estarreja, Évora, Faro, Funchal, Fundão, Guarda, Lisboa Loures, Lousã, Mealhada, Mértola, Miranda do Corvo, Montijo, Oeiras, Póvoa de Lanhoso, Praia da Vitória, Santarém, Seia, Sintra, Torres Novas, Torres Vedras, Vieira do Minho, Vila de Rei, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Real e Vila Real de Santo António.A cada município vencedor será entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2012» numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 24 de Outubro, pelas 17h no Auditório Nacional dos Municípios, em Coimbra. 

 «Hoje, mais do que nunca, as políticas de apoio à família, são essenciais. Na crise que atravessamos, nos dias difíceis que estamos a viver e que vão agravar-se, as redes familiares amortecem as consequências do desemprego, da perda de habitação, do empobrecimento. As políticas de apoio à família mais eficazes, são as de proximidade», afirma Margarida Neto, membro do Observatório.

«Esse é o desafio que as Autarquias têm cada vez mais pela frente. Conhecedoras e atentas aos problemas reais, têm por isso mesmo mais capacidade de intervenção. Este prémio faz realçar as melhores práticas. E nesse reconhecimento, a possibilidade de incentivar outras.» conclui.

Este reconhecimento deriva dos resultados de um inquérito realizado a nível nacional ao qual responderam 103 autarquias e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

Com este projecto o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis procura desempenhar um importante papel no contexto da economia familiar mas também no combate ao envelhecimento e desertificação, na fonte de enriquecimento através da criação de emprego e no aumento do espírito de iniciativa, dinamismo e estabilidade social.Os dados recolhidos através dos inquéritos estão disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes. São membros do Observatório, a Dra. Rosário Carneiro, Dr. Carlos Seixas da Fonseca, Dra. Alexandra Alexandre, Dra. Maria José Lucena e Vale, Dra. Fátima Carioca, Dra. Fátima Fonseca, Dra. Teresa Ribeiro, Dra. Margarida Neto, Dra. Ana Cid Gonçalves.

Sobre o Observatório das Autarquias Familiarmente ResponsáveisA Associação Portuguesa de Famílias Numerosas iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família. Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as AFR - Autarquias Familiarmente Responsáveis.


Partindo deste novo modelo, a partir de 2007 procedeu à realização de inquéritos  junto dos municípios do país com vista a um levantamento exaustivo das boas práticas existentes. Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e é nesse seguimento que, remetendo ao evento deste ano, se realiza a 4ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».


Agora pergunto? E Odivelas????

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Será um problema de atitude?

Quando falamos em questões de:

… verdade democrática
… respeito pela população que a elegeu
… transparência de ações
… ausência de estratégia no exercício da gestão municipal
… leviandade na análise e abordagem das verdadeiras necessidades dos Odivelenses

Claro que só podemos estar a falar de uma presidente da câmara!!!

Deixo as questões ligadas ao foro da psicologia para os técnicos e foco-me nas atitudes que se conhecem!


Será que os Odivelenses ainda pensam que Susana Amador defende os seus interesses e os de Odivelas???