Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Eduardo Lourenço

Personalidade do Ano de 2011 – By Odivelix
O ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço vence Prémio Pessoa
O Prémio Pessoa é uma iniciativa do jornal Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, e destina-se a reconhecer pessoas de nacionalidade portuguesa que protagonizaram uma intervenção relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país.
 
Com 88 anos e uma vasta obra publicada, a notícia de que Eduardo Lourenço é o 25.º distinguido com o Prémio Pessoa chega no dia 16 de Dezembro de 2011.

O anúncio foi feito, como habitualmente, no Palácio de Seteais em Sintra por Francisco Pinto Balsemão, que preside ao júri também constituído por Fernando Faria de Oliveira (Vice-Presidente), António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga e Rui Magalhães Baião.
"Num momento crítico da História e da sociedade portuguesa, torna-se imperioso e urgente prestar reconhecimento ao exemplo de uma personalidade intelectual, cultural, ética e cívica que marcou o século XX português", escreveu o júri em comunicado sobre a escolha de Eduardo Lourenço, homenageando "a generosidade e a modéstia desta sabedoria, que tendo deixado uma marca universal nos Estudos Portugueses e nos Estudos Pessoanos, nunca desdenhou a heteredoxia nem as grandes questões do nosso tempo e da nossa identidade".
Para o júri, do qual Eduardo Lourenço foi membro até 1993, este prémio pretende prestigiar o filósofo e a sua intervenção na sociedade, "ao longo de décadas de dedicação, labor e curiosidade intelectual, que o levaram à constituição de uma obra filosófica, ensaística e literária sem paralelo".

Eduardo Lourenço é o grande intérprete da identidade portuguesa com projeção internacional.
Fonte – Blogue de Eduardo Lourenço

Este HOMEM de nome Eduardo Lourenço nasceu a 23 de Maio de 1923 numa pequena aldeia da Beira Interior em São Pedro do Rio Seco concelho de Almeida distrito da Guarda. Teve a mestria de projectar Portugal no mundo através das suas obras  num total de 38 volumes de ensaios político filosóficos escritos entre os anos de 1945 e 2010.

Eduardo Lourenço marca e reforça a cultura portuguesa. Apela constantemente ao próprio conceito de nacionalidade, numa altura em que precisamos tanto de referências… È pois muito fácil identificarmo-nos com pessoas deste calibre, porque de facto a nossa sociedade está sedenta desta luminosidade e fluidez de pensamento..
Se me pedissem para indicar o que também representa Portugal, para além do Fado eu diria que, em termos de personalidade portuguesa de 2011 foi concerta Eduardo Lourenço!

Tem piada que as duas distinções foram atribuídas em 2011, ano tão conturbado para nós portugueses. Em primeiro lugar o fado foi distinguido, com a decisão da Unesco de lhe atribuir a elevação a património imaterial da humanidade, e o prémio Pessoa foi finalmente entregue a Eduardo Lourenço! Que bom ano para a cultura portuguesa!


“Devemos a Eduardo Lourenço uma nova e fantástica viagem de nós mesmos, da nossa relação connosco e da nossa relação com o mundo”.

Manuel Alegre

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Parte I – Segurança nas Escolas (Vereador Paulo Aido)

Paulo Aido, vereador em Odivelas, pede para minimizar problemas estruturais em escola da Póvoa de Santo Adrião e recomenda maior segurança nas escolas desde Março de 2010. Voltou a fazê-lo na passada terça-feira, pela oitava vez, numa Reunião da Câmara Municipal de Odivelas, também muito por força da polémica que foi gerada em torno das suas declarações à agência de notícias Lusa.
Porque o seu teor é revelador de situações de enorme gravidade, publico aqui parte da Nota Informativa distribuída pelo seu gabinete.

Volto a manifestar a minha preocupação com a segurança dos nossos munícipes, com a segurança das nossas crianças nas escolas e relembro que sobre o assunto intervi sete vezes em reuniões deste Executivo desde Março de 2010, referenciando particularmente dois estabelecimentos de ensino, a Escola Barbosa du Bocage, na freguesia da Póvoa de Santo Adrião, e a Escola da Arroja, na freguesia de Odivelas, ambas do ensino básico com jardim-de-infância”, disse Paulo Aido a propósito da polémica levantada em torno das suas declarações à agência de notícias Lusa e replicadas por vários Órgãos de Comunicação Social nacionais.
O Vereador Independente afirmou: “Terei de ser coerente comigo próprio porque a segurança das crianças é prioritária e terei de continuar a ser porta-voz das preocupações dos Pais e Encarregados de Educação que reclamam com justeza sobre esta situação, tanto mais que estamos perante obra com deficiências estruturais evidentes aos olhos de todos”.
Recordo – destacou - que estamos perante uma escola que foi totalmente requalificada e acrescentada com um imóvel construído de raiz, há dois anos, mas que continua a apresentar diversas falhas graves como Instalações sanitárias com acessórios inadequados às crianças a que se destinam, muros com extremidades pontiagudas, falta de protecção em alguns espaços que não devem ser utilizados como recreio porque se encontram a 2 metros de altura do restante pavimento, sem qualquer barreira que impeça as crianças de o utilizar”.
Paulo Aido precisou ainda quea escola Barbosa du Bocage tem poucos assistentes operacionais - 3 no pré-escolar, 2 no ensino estruturado, 2 no recreio da manhã, outras tantas no recreio da tarde e uma invisual que se dedica a outras tarefas ajustadas à sua deficiência - para 350 crianças, muitas delas problemáticas, e um refeitório que é um verdadeiro ‘calcanhar de Aquiles’ porque tem de se montar e desmontar diariamente, dentro de um espaço que serve para ginásio, que tem de ser limpo antes e depois das refeições em tempo recorde e obriga a uma capacidade quase sobre-humana”.
Mas este problemasalientou - é ainda menos aceitável porque se vai certamente gastar dinheiro a curto prazo, com a substituição do pavimento e das portas já apresentam degradação considerável”.
Paulo Aido alertou para o número de crianças que tiveram registo pré-hospitalar por traumatismos resultantes de quedas: entre 2010 e 2011 aconteceram 16 sinistros mais graves. E disse:Mas as estatísticas pouco importam, basta que isso aconteça a uma criança para ficarmos preocupados. E essa inquietação já aqui a tinha manifestado quando mostrei uma fotografia, tirada por mim na presença de várias testemunhas, de uma criança acabada de cair, cuja sorte foi ser amparada por um arbusto que se encontra no local”.
Por issosublinhou - manifesto a minha estranheza pelo aparente incómodo que suscitei com as minhas declarações à Agência Lusa, que me convidou a intervir sobre esta temática, declarações depois replicadas por outros Órgãos de Comunicação Social”. E continuou:Para os que viram nessas declarações, que foram coerentes com tudo o que sempre afirmei em Reunião de Executivo, uma forma de denegrir o trabalho da Câmara ou a imagem do Município, lamento ter de recordar que o meu mandato foi sufragado directamente pelos eleitores, que as minhas posições dependem da minha consciência e não de acordos políticos, comissões políticas ou politeburos”.
Na sua declaração, o autarca afirmou ainda quea Sra. Presidente da Câmara prometeu obras que concretizariam maior segurança nas duas escolas”, sublinhando: “Se as houve não se vêem em nenhuma delas, apenas um telheiro para abrigar as crianças no recreio da Escola Barbosa du Bocage, que acaba por se mostrar completamente ineficaz pela sua arquitectura e colocação”.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Comentários para quê???

Odivelas: Alunos comem onde fazem ginástica

"Os pais das crianças da escola Barbosa do Bocage, em Odivelas, criticam as condições do estabelecimento onde todos os dias o refeitório é montado e desmontado no ginásio, e os alunos comem no mesmo sítio onde a seguir fazem ginástica. " - Correio da manhã de 14 Dez 2011


"Há alguns "políticos" em Odivelas que ao invés exigirem ao Governo que cumpra as suas obrigações perante a população e que pague os cerca de 3 milhões de euros que nos devem ao nível do parque escolar preferem contactar os OCS, para difundirem notícias sobre uma escola onde o ginásio também é polivalente, dado que serve igualmente refeições! (Continua.....") - (Excerto do texto na rubrica Realmente do Jornal Nova Odivelas de 15 Dez 2011 - Susana Amador)


Além da falta de um refeitório os pais queixam-se também de outras deficiências da escola, nomeadamente as casas de banho terem equipamentos sanitários para adultos, sendo só acessíveis às crianças através de um degrau, assim como da ocorrência de infiltrações. "Devido às últimas chuvas numa das salas caiu um bocado do teto e estamos à espera que a Câmara venha solucionar o problema. Também é comum chover cá dentro", contou. A Associação de Pais critica igualmente a falta de espaços exteriores com protecções para o sol e chuva e a existência de várias situações de risco no recreio. "Os pais estão muito preocupados porque sabem que todos os dias as crianças correm perigo. É raro o dia em que não há braços e pernas partidas e que tenham de vir os bombeiros à escola", alertou. " - Correio da manhã de 14 Dez 2011


"...O descontentamento dos pais é partilhado pelo vereador independente da Câmara de Odivelas Paulo Aido que acusa o executivo municipal (PS e PSD) de ignorar os avisos dos vereadores da oposição. "Sempre alertamos a Câmara para corrigir os erros mais graves. O problema é que esta escola foi edificada há apenas dois anos com graves problemas estruturais. São compreensíveis as queixas que recebemos dos pais, dos professores e das auxiliares", sublinhou Paulo Aido. - Correio da manhã de 14 Dez 2011

A isto que interessa realmente, a Sra. presidente da Câmara Municipal de Odivelas, já não sabe responder? E se se trata de exigir responsabilidades ao Governo, porque não foi exigido ao Governo anterior a construção dos tão badalados Centros de Saúde que a Sra. Presidente apregoava em campanha eleitoral nas autárquicas de 2009 e que contava já ter construído em 2011?

Esta coisa de minimizar os também eleitos de "políticos", colocando aspas para os inferiorizar e referindo as políticas em letras minúsculas, tem muito que se lhe diga... Mas por agora só vou dizer que por ser Natal os actos desesperados também se relevam, mas é só por ser Natal!

sábado, 10 de dezembro de 2011

“Não pagamos!”


O que verdadeiramente me impressiona nesta historietas de Sócrates dizer que as dívidas não se pagam, de outros políticos e ex-políticos virem a terreiro dizer que também não pagam as próprias dívidas, faz-me lembrar aquele célebre grupo que um dia disse também: “ Não pagamos” que mais não foi que um slogan adolescente que ficou na cultura portuguesa desde a guerra das propinas. O certo é que a ideia se generalizou. Em Portugal, nada se pagava. Eram impostos, pagamentos a fornecedores, salários, benefícios sociais, dívidas. O sistema judicial ajudou bastante e a única coisa que às vezes se pagava eram os honorários dos advogados que defendiam o devedor.
Agora, que nos estão a roubar com os altos juros, há muita gente a dizer que não paga, ou seja, que se deve reestruturar a dívida. Mas isso, hoje, é ajudar o ladrão. O facto é que vivemos num mundo onde o dinheiro não existe materialmente nem sequer corresponde a um património se não existirem compradores. Neste mundo, o dinheiro é um vento que circula de conta em conta e que está agora a voar para as contas dos especuladores financeiros.
E o que fazem eles? Venderam a descoberto as dívidas e acções de tudo quanto existe neste País, à espera de as comprar quando já nada valerem. Na verdade, os Mercados (os especuladores) esperam que o Estado não pague as suas obrigações para que estas percam o valor e o País entre em falência. Aí, sim, vão comprar barato o que agora venderam, com lucros milionários. E estão a fazer braço-de-ferro para que isso aconteça! E estes tenrinhos todos que já tiveram responsabilidades e agora querem seguir os maus exemplos estão a ver se estimulam os demais a seguir-lhes as pegadas para que Portugal vá mesmo ao fundo! Na pequena parte que me toca, não contem comigo! O País precisa de progredir de gente empreendedora que esteja disposta a sacrifícios para posteriormente ser premiada por isso! Ideias, alguma criatividade e jogo de cintura para contornar obstáculos, só isto é meio caminho para se lá chegar!




domingo, 4 de dezembro de 2011

Olha, Olha também quer um AUDI A6???

Ontem o Ministro Pedro Mota Soares veio mais uma vez a Odivelas onde participou na cerimónia do lançamento da primeira pedra do "Lar Telhadinho" da CEDEMA, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos, em Famões.

No final da visita do ministro a conversa recaiu, estranhamente no automóvel Audi A6 que tanta polémica levantou e que foi comprado por Carlos Zorrinho, antigo secretário de Estado e actual líder parlamentar do Partido Socialista. Parece que se despertou debate sobre aquele modelo porventura para futuro carro da Sra. Presidente da Câmara de Odivelas, já que possui um Audi A6 de 1999 e que ao que tudo indica agora pretende trocar. Esta conversa que os atentos presentes assistiram, permite concluir que: a Câmara de Odivelas vive uma situação de desafogo económico e que a prioridade é a compra de carro para a Sra. Presidente????

Ah! Isso já não é despesismo exacerbado??? Parece que, esta falta de noção da realidade à lá Sócrates dá para tudo! Uns fingem que nada sabem, outros estão com ataques de amnésia… Uma coisa é certa, quando os interesses se sobrepõem há que mudar o discurso e rápido! Esquecem-se é que ainda há muitos que têm muito boa memória….

O ano do AMIGO!



Lembro-me bem, de no início deste ano ter anunciado aqui no Odivelix : 2011 o ano do AMIGO!

Em jeito de balanço, foi muito bom constatar que, ao longo do ano não perdi nenhum, felizmente ganhei até mais...

Diz-se que não se agradece aos Amigos, mas eu tenho que agradecer a alguns...

Obrigado!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Frase do dia!

" Não entro em Jogos de Espiões, quanto mais de Peões!"