Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Mulheres da nossa História


Carolina Beatriz Ângelo



Médica, lutadora sufragista e fundadora da Associação de Propaganda Feminista, foi a primeira mulher a votar em Portugal, embora vivesse num país em que o sufrágio universal só seria instituído passados mais de sessenta anos, ou seja, depois do 25 de Abril de 1974.


O voto depositado nas urnas para as eleições da Assembleia Constituinte, em 1911, pela médica Carolina Beatriz Ângelo, constitui um episódio deveras exemplar de luta pela cidadania e pela emancipação da situação das mulheres em Portugal, numa altura em que o direito de voto era reconhecido apenas a "cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família".

Invocando a sua qualidade de chefe de família, uma vez que era viúva e mãe, Carolina Beatriz Ângelo conseguiu que um tribunal lhe reconhecesse o direito a votar (à revelia) com base no sentido do plural da expressão ‘cidadãos portugueses’ cujo masculino se refere, ao mesmo tempo, a homens e a mulheres.
Como consequência do seu acto, e para evitar que tal exemplo pudesse ser repetido, a lei foi alterada no ano seguinte, com a especificação de que apenas os chefes de família do sexo masculino poderiam votar.
Carolina Beatriz Ângelo foi assim, também, a primeira mulher a votar no quadro dos doze países europeus que vieram a constituir a União Europeia (até ao alargamento, em 1996).

segunda-feira, 21 de março de 2011

HOJE DEBATE: Violência Doméstica



Universo...



O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
Fernando Pessoa

sexta-feira, 18 de março de 2011

CMO: " Ah! O SMAS e tal..."




Há coisas com piada no panorama político nacional e no poder político local nem se fala!

Ainda há bem pouco tempo se a memória não me falha teria sido no Festival da Sopa em Caneças, recordo-me de ter ouvido por parte do executivo camarário local algumas alfinetadas na gestão e no serviço prestado pelo SMAS-Loures aos munícipes do concelho de Odivelas, bem como a promessa clara e inequívoca que "esse" problema iria ser objecto de uma resolução clara, rápida e eficaz!
Aliás, como é já apanágio desta gestão municipal!


Todavia, e como se não bastasse, piorámos!


O serviço para além de ser péssimo no que concerne ao abastecimento de água com cortes sucessivos em praticamente todas as freguesias do concelho e com o metro cúbico ao preço do praticado na alta de Lisboa, se não mais elevado! O tratamento de resíduos sólidos é uma desgraça pegada! Mais, o serviço de recolha e limpeza que habitualmente era efectuado de noite, agora quando é realizado é em plena luz do dia ao fim da manhã ou a meio da tarde, dá ideia que feito ao passar!

Assim chamo a atenção da publicação na rubrica REALMENTE no Jornal Nova Odivelas de hoje, 18 de Março de 2011 que retrata a proposta apresentada em sede de Assembleia Municipal pelo CDS-PP local sobre esta matéria em que requer medidas por parte da CM de Odivelas, sendo a hora de passar das palavras á prática e defender os interesses do Concelho!
Resultado? Votos contra do PS e do PSD e a Favor do BE, CDU, MPT e CDS-PP
Pavaras para quê? É este o estado das coisas em Odivelas...bom para Viver!

Odivelas...bom para Viver!


Portugal...bom para se comprometer!


Esta coisa dos slogans, dá jeito! Este tipo de manobras de diversão, para desviar as atenções do que é essencial para o acessório já não é nova e continua a funcionar nalguns casos...


Neste caso pretende-se salientar que Odivelas é bom para viver, porque talvez o mercado imobiliário esteja estagnado e é de bom tom que se agarre essa ideia...

Ou será que a intenção aqui é outra?

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mulheres do Mundo


Irena Sendler


Nem sempre o prémio é atribuído a quem mais o merece...Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há pouco tempo.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.

Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus (sendo alemã)!

Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de serapilheira na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto.

Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer. Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.

Por fim os nazistas apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas, braços e prenderam-na brutalmente.

Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim.

Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adoptivos.

No ano passado foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... mas não foi seleccionada. Quem o recebeu foi Al Gore por uns dispositivos sobre o Aquecimento Global!!!

Não permitamos que alguma vez esta Senhora seja esquecida!!

Passaram já mais de 60 anos, desde que terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa. Em memória dos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos e 1.900 sacerdotes católicos que foram assassinados, massacrados, violados, mortos à fome e humilhados com os povos da Alemanha e Rússia olhando para o outro lado.

Agora, mais do que nunca, com o Iraque, Irão e outros proclamando que O Holocausto é um mito, é imperativo assegurar que o Mundo nunca esqueça MESMO.





segunda-feira, 14 de março de 2011

Mulheres da nossa História



Adelaide de Jesus Damas Brasão Cabete



(25 de Janeiro de 1867, Elvas — 14 de Setembro de 1935, Lisboa)



Foi uma das principais feministas portuguesas do século XX. Republicana convicta, foi médica obstetra, ginecologista, professora, membro da maçonaria, benemérita e humanista.

Foi pioneira na reivindicação dos direitos das mulheres. Durante mais de 20 anos, presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas. Reivindicou para as mulheres o direito a um mês de descanso antes do parto.
Em 1912 reivindicou também o voto feminino. E em 1933 foi a primeira e única mulher a votar, em Luanda, onde viveu, a Constituição Portuguesa.
Adelaide Cabete foi também nomeada, em 2007, para "Melhor Português", mas ficou, apenas, nos noventa melhores.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Encerramento da Petição pela abertura do Mosteiro de Odivelas

È com muito agrado que vos comunico que, com a VOSSA AJUDA estamos em condições de proceder ao Encerramento da

“Petição Abertura ao público do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo (Mosteiro de Odivelas) ”.



Assim, amanhã, sábado dia 12 de Março, pelas 12h00, na Casa dos Caracóis (Junto ao Mosteiro), onde iremos comunicar à imprensa a conclusão do nosso objectivo que ultrapassou em muito o nº de assinaturas a que nos propusemos (4.000), as quais irão proporcionar o debate e discussão na Assembleia da República sobre a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas.



terça-feira, 8 de março de 2011

Porque amanhã também é dia...


Todos os dias são dias da Mulher, porque sim!
Porque sem elas o mundo pára!
Têm a capacidade de gerar vida e vivem em permanente dessossego por isso...


A Mulher


Um ente de paixão e sacrifício,
De sofrimentos cheio, eis a mulher!
Esmaga o coração dentro do peito,
E nem te doas coração, sequer!
Sê forte, corajoso, não fraquejes
Na luta; sê em Venus sempre em Marte;
Sempre o mundo é vil e infame e os homens
Se te sentem gemer hão de pisar-te!
Se às vezes tu fraquejas, pobrezinho,
Essa brancura ideal de puro arminho
Eles deixam pra sempre maculada;

E gritam então os vis: "olhem, vejam
É aquela a infame!" e apredejam
A pobrezita, a triste, a desgraçada!

Florbela Espanca

sexta-feira, 4 de março de 2011

Humor de Fim de Semana - Bébés com NFC


"Bebés vão passar a nascer com n.º de contribuinte" - decretou o governo.

Com a introdução da medida, o uso do preservativo será considerado fuga ao fisco.