Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz Ano de 2011 - O Ano do Amigo


Com o inìcio do novo ano, chegou a hora de arrumar a "casa" e fazer o balanço dos nossos actos e das nossas contas e até dos nossos amigos!


E por isso proclamo este Ano de 2011 como o Ano do Amigo! (pelo menos pra mim...)


E como cada vez mais somos rodeados de pessoas com sentimentos menos bons, chegou a hora de sobrevalorizarmos bem os nossos verdadeiros AMIGOS! Assim caro amigo, desejo sinceramente um Ano pleno de Esperança no Mundo, nas Pessoas e acima de tudo nas Crianças! Que são só o melhor sobre todas as coisas! Um Novo Ano de 2011 muito Feliz e que todos os desejos se realizem!


Da Amiga Madalena Varela.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Boas Festas


Desejo um Feliz e Santo Natal aos que visitam este espaço, que também é de todos!

Boas Festas e um Ano Novo de 2011 cheio de Esperança.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ser Poeta ou ser Soldado


De acordo com um dos mais nobres pensadores lusitanos (Prof. Agostinho da Silva); "A escola prepara-nos para ser soldados e cumprirmos aquilo que nos é imposto - Tens que produzir e ser alguém! "


Essa imposição estraga-nos a liberdade, a capacidade de ser poeta e sonhador. Quando deixamos de o ser nada nos prepara para a vida civil que vem a seguir, condiciona-nos o místico e o cientista com que nascemos....


Ficamos igualmente sem um factor importante que é o humor, segundo ele; "Gostava que os portugueses tivessem senso de humor e não tomassem como génio todo aquele que é doutor!"

Refere-se aos portugueses como pessimistas militantes, e vulneráveis - Se amanhã estivermos vivos...
Porque a escola não nos prepara, para não deixarmos de ser crianças, e poetas...

A fórmula será: "Amar cada vez mais a vida e despirmo-nos desse pessimismo..."
" O verdadeiro génio é aquele que foi criança até ao fim..."

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O Natal não serão 365 dias?


Há alturas em que gostaria de ser fada como a Geneviéve... E ter uma varinha de condão só para acabar com o sofrimento... Revolto-me porque sou impotente e não posso fazer mais...ou não sei como o fazer...





Há vidas muito sofridas e vividas com sacríficio e em constante sobressalto, e no meio desta grande angústia estas pessoas ainda nos dão grandes lições de vida, não só pela sua postura perante as adversidades como pelo bem estar que nos transmitem e nos ensinam. E nós? Por vezes só temos que lidar com coisas tão pequeninas como a falta de paciência ou outra cosinha qualquer medíocre...


Das duas uma, ou nos entregamos e congelamos, ou lutamos, com ou sem boa presença de espírito, o que por vezes é um exercício bem difícil... Quem ferve em pouca água terá de se refinar e guardar-se nessa fervura até que surja a altura própria... Mas luta, insurge-se, manifesta-se, dá a cara, exerce e demonstra nas alturas próprias a sua força e o seu carácter!
No meu caso particular não serei mais vertical que ninguém, nem mais assim ou menos assado! Mas, preocupo-me com os outros, e por vezes assumo um espírito de missão e tento minimizar de alguma forma o mal estar que os assola... Muitas vezes em silêncio, fazendo quase conturcionismo mental a pensar na melhor forma de o fazer... Nem que seja dando alguma paz a quem precisa!


Não seria díficil sermos todos verdadeiramente solidários uns com os outros, mas hoje em dia tornou-se raro por isso salta à vista... dá nas oftálmicas, como dizia o Tóni, e isso expõe-nos às hienas da sociedade que nada mais fazem a não ser, viver das sobras dos outros e do mal dizer...
Estão-se borrifando para quem sofre, para quem precisa de nosso apoio, SEMPRE! E não só agora porque é Natal! O que é que esta gentinha sabe do Natal? Gostam de ser fotografados na caridadezinha da treta.... tipo: "Tão a ver nós somos os bons!" E passam a vida a lixar o parceiro!


Por isso, só tenho uma coisa a dizer, os verdadeiros missionários do Natal, trabalham todo o ano, cada um à sua maneira e não só que no Natal em que mais gente se vira para os que precisam! Por isso, a minha homenagem de Natal é para todos eles!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Pedras no caminho


Por vezes atravessam-se pedras no nosso caminho......
Lembrei-me agora daquele poema lindíssimo de Fernando Pessoa que não resisto a divulgar e devia ser lido todos os dias... e em voz alta, para o "ouvirmos" melhor!



Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...


(Fernando Pessoa)

sábado, 11 de dezembro de 2010









Este país não é para corruptos!

Em Portugal, há que ser especialmente talentoso para corromper. Não é corrupto quem quer!
... Que Portugal é um país livre de corrupção sabe toda a gente que tenha lido a notícia da absolvição de Domingos Névoa. O tribunal deu como provado que o arguido tinha oferecido 200 mil euros para que um titular de cargo político lhe fizesse um favor, mas absolveu-o por considerar que o político não tinha os poderes necessários para responder ao pedido. Ou seja, foi oferecido um suborno, mas a um destinatário inadequado. E, para o tribunal, quem tenta corromper a pessoa errada não é corrupto- é só parvo. A sentença, infelizmente, não esclarece se o raciocínio é válido para outros crimes: se, por exemplo, quem tenta assassinar a pessoa errada não é assassino, mas apenas incompetente; ou se quem tenta assaltar o banco errado não é ladrão, mas sim distraído. Neste último caso a prática de irregularidades é extraordinariamente difícil, uma vez que mesmo quem assalta o banco certo só é ladrão se não for administrador.O hipotético suborno de Domingos Névoa estava ferido de irregularidade, e por isso não podia aspirar a receber o nobre título de suborno. O que se passou foi, no fundo, uma ilegalidade ilegal. O que, surpreendentemente, é legal. Significa isto que, em Portugal, há que ser especialmente talentoso para corromper. Não é corrupto quem quer. É preciso saber fazer as coisas bem feitas e seguir a tramitação apropriada. Não é acto que se pratique à balda, caso contrário o tribunal rejeita as pretensões do candidato. "Tenha paciência", dizem os juízes. "Tente outra vez. Isto não é corrupção que se apresente."

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Instituto de Odivelas - Iluminação Nocturna

Sobre o meu Post anterior, e a ausência de iluminação exterior no Instituto de Odivelas, trancrevo aqui a informação que deixei hoje produzida no site desta Instituição, no espaço destinado para o efeito, na expectativa que tal constragimento seja ultrapassado.




"Muito Bom Dia,

Gostaria inicialmente de cumprimentar a Sra. Dra. Graça Martins, como responsável máximo desta Instituição cuja existência contribui fortemente para a dignificação do Concelho de Odivelas.

Tendo em conta a importância e o legado histórico que este edifício congrega, gostaria de manifestar a minha total estupefacção em face do que tenho presenciado ultimamente no que concerne à iluminação deste edifício! Segundo julgo saber, a responsabilidade da iluminação exterior pertencerá aos órgãos municipais que enquadram tal competência.

Assim, como munícipe deste Concelho, nascida e criada na zona histórica de Odivelas, gostaria de obter os vossos atenciosos comentários sobre esta questão, bem como sobre as eventuais diligências no sentido de sanar esta situação que nos assola a todos os que frequentam e se preocupam com o património da zona histórica de Odivelas.

Acresce ainda referir que, a par da falta de iluminação subsiste ainda a concentração de alguns jovens que, dispondo dos claustros do mosteiro como zona de culto para as mais diversas práticas menos próprias, entre elas o de efectuar tiro ao alvo, partindo garrafas de encontro aos azulejos antigos que os circundam!!!! E se já o fazem às claras quanto mais às escuras! È que nem se justifica uma câmara de vigilância uma vez que a iluminação é inexistente!

Tenho ainda que acrescentar que, presenciei a preocupação de uma das alunas em deslocar-se sozinha para a entrada do Instituto em virtude da total escuridão circundante! Como cidadã e mãe, não poderia ficar indiferente!

Sem outro assunto, solicito a melhor atenção a este problema, bem como a vossa atempada resposta, o que desde já e agradeço.


Com os meus melhores cumprimentos"


(Madalena Varela)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mosteiro de São Dinis em Odivelas às escuras!


Será que alguém me sabe dizer porque razão o Mosteiro ou Instituto de Odivelas, está praticamente às escuras durante a noite?


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Para os fins julgados necessários......


Adesão ao CLASO – Conselho Local Acção Social de Odivelas


O Movimento Odivelas no Coração é uma Associação que tem por objecto a promoção do exercício de cidadania e da actividade cívica no Concelho de Odivelas. A sua actividade promove o incremento do espírito cívico, realizando actividades de natureza social que beneficiem a qualidade de vida no Concelho e o bem-estar da população. Em suma, o Movimento Odivelas no Coração – Associação, propõe-se intervir socialmente no Concelho de Odivelas.

Assim, com base nestes pressupostos iniciámos no passado dia 09 de Março do corrente ano, o processo de adesão ao CLASO através da entrega em mãos da Ficha de Adesão respectiva, na Divisão dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Odivelas. Onde nos foi igualmente transmitido que a próxima sessão do CLASO ocorreria em finais de Outubro e que até teríamos bastante tempo para formalizarmos a nossa candidatura.

No início de Setembro, contactámos os mesmos serviços via telefone, para nos inteirarmos da morosidade de resposta.
Desse contacto resultou a transmissão que efectivamente teria sido enviado em 29 de Julho de 2010, uma informação via e-mail proveniente do gabinete da Vereadora com o pelouro da Acção Social – Sra. Fernanda Franchi, no qual nos era solicitada uma cópia do nosso Plano de Actividades bem como dos nossos Estatutos.

O MOC – Movimento Odivelas no Coração não foi recebedor de tal informação e demos imediatamente conta dessa situação.
Com o diligenciar do apuramento de tal “extravio” por parte dos serviços a par da recente reorganização dos serviços através de uma nova chefia, só conseguimos entregar tais documentos novamente em mãos à equipa técnica afecta à Rede Social em 13 de Outubro de 2010.

Daqui resultou igualmente um pedido de desculpas verbal em que nos foi veemente assegurado que o processo iria ser bem encaminhado e que o MOC, iría ser informado o quanto antes para comparecer na próxima sessão do CLASO que ocorreria dia 09 de Novembro de 2010.

No dia 5 de Novembro, e em virtude de mais uma vez não termos sido contemplados com nenhuma informação relativamente à nossa presença na sessão do dia 09 de Novembro, foram contactados mais uma vez o mesmo serviço e sempre o mesmo interlocutor.
Daqui resultou a informação que, a sua chefia ainda não o teria realizado tal contacto, que o iria fazer mas não haveria qualquer impedimento no que diria respeito á nossa comparência, e mais que o MOC até faria parte da lista dos potenciais aderentes ao CLASO constantes do ponto Nº 2 da ordem de trabalhos da supra mencionada sessão. Inclusive foram-nos até facultados todos os dados da reunião via telefone, nomeadamente local data e hora.

Nada disto se veio a verificar a não ser a recepção de um sms que recebemos ás 20h15m da véspera da reunião que se iniciaria às 9h30m da manhã, informando-nos que o MOC só poderia estar presente na próxima sessão do CLASO e não na sessão de 09 de Novembro de 2010 como estaria inicialmente previsto em virtude de aguardarem os pareceres jurídicos solicitados ao ISS.

Esta sucessão de acontecimentos permite-nos concluir que, efectivamente este processo é o reflexo de uma total inoperância sem precedentes por parte dos serviços técnicos afectos à Rede Social, ou por parte dos serviços que enquadram tal competência.
Restaria sermos conhecedores que tais constrangimentos não se teriam eventualmente verificado com as restantes entidades proponentes, e que com essas sim o processo terá sido conduzido de outra forma tanto mais que se fizeram representar nesta sessão, conforme facilmente se poderá comprovar com a posterior publicação ou divulgação da respectiva Acta desta sessão de 09 de Novembro de 2010.

Convém referir que tais sessões do CLASO se realizam duas vezes no ano e que para a próxima que ocorrerá no próximo ano, esperamos que os serviços já tenham em sua posse os pareceres jurídicos necessários para que o MOC seja proposto à deliberação dos demais membros que compõem o CLASO.


O Conselho Directivo