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sábado, 26 de junho de 2010

CANCRO DA MAMA / Rastreio


Eu já fiz este ano.... Marque também o seu!!!!


O cancro da mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, têm uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem).

Actualmente em Portugal com uma população feminina de 5 milhões, aparecem 4.500 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença. Para obviar a este estado calamitoso, o auto-exame, o exame clínico e a mamografia são meios para um diagnóstico precoce.
São conhecidos alguns factores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada. De notar que há entre 5 a 10% dos cancros da mama diagnosticados que aparentam características genéticas e hereditárias que, caso sejam confirmadas, obrigam a um acompanhamento mais precoce e cuidadoso das familiares.

A grande dificuldade em diminuir a prevalência dos factores de risco para o cancro da mama justificam uma prevenção secundária, isto é, que sejam concretizados procedimentos e atitudes de um diagnóstico o mais precoce possível das lesões malignas.

Eles incluem o controlo rigoroso e periódico por mamografia e, quando adequado, ecografia, recorrendo ao aconselhamento pelo Médico Assistente, sobretudo a partir dos 40-45 anos.

Mas em zonas onde já exista o Rastreio Organizado todas as mulheres entre os 45 e os 69 anos deverão corresponder ao convite feito pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em cooperação com os Centros de Saúde e Médicos de Família.
Não se esqueça, por si e pela sua família!!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comércio Tradicional Local – Medidas / Soluções


Algumas possibilidades a considerar….


Tendo em conta que o Município de Odivelas terá de estabelecer aqui sim PPP’s de sucesso com os comerciantes locais das sete freguesias do Concelho.

- Frases chave em Outdoors com o rosto de individualidades do concelho a apelar ao consumo no comercio tradicional local Ex. A sua vida é feita aqui, faça as suas compras aqui também”.
Alem de assim ser demonstrada a envolvência do poder executivo com os problemas que assolam actualmente o comércio local, o exemplo seria consubstanciado se os elementos do executivo camarário aproveitassem para fazer compras nas lojas tradicionais e assim chegarem junto dos comerciantes noutras ocasiões sem ser só quando se encontram em campanhas eleitorais.

- Articulação com as forças vivas do concelho / Movimento Associativo, contemplando ainda um plano de animação e promoção do comércio tradicional.
A animação de rua bandas de musica, demonstrações desportivas, marchas, conduz as pessoas às ruas para assistir e assim tomarem contacto directo com a realidade comercial.

- Concursos de decoração de montras – Convites aos clientes a participar
Demonstrar vontade em estabelecer relações de proximidade com os clientes e até porque não com outros parceiros de sectores de actividade distintos, por exemplo a Loja X de vestuário de criança, hoje vai decorar a montra do Fotógrafo Y.

- Promover a uniformização de horários
Combater os horários alargados das superfícies comerciais, diversificando horários de funcionamento de algumas lojas.

- Criação de um logótipo comum “Comércio Local - Odivelas” a inserir nos sacos e nos talões de compra.
Além de servir de elo de ligação entre todos os sectores de actividade que são confrontados com problemas comuns, serviria igualmente o intuito de sensibilizar os potenciais clientes que assim estariam a contribuír para o incremento da economia do Concelho.

- O executivo municipal optar por estabelecer verbas para programas de apoio à realização de obras nas fachadas dos estabelecimentos comerciais, repavimentação dos passeios, aquisição de equipamentos para a exploração das actividades, instalação de sinalética apropriada, reforço da iluminação e arborização de algumas ruas.

- Feiras de Saldos de Stocks de Inverno e de Verão à semelhança do que foi implementado pelo município de Estremoz.


Estas são só algumas medidas de diferenciação e diversificação do comércio local, requer um excelente exercício de flexibilidade mental por parte dos interlouctores mas acima de tudo, vontade para mudar e atitude para fazer mais e melhor!!!


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Debate sobre "Comércio Local"



È já na próxima terça-feira dia 15 de Junho no Pavilhão Polivalente em Odivelas pelas 21 Horas que, o MOC - Movimento Odivelas no Coração vai promover mais um debate na rubrica Odivelas & Cidadania sobre o Comércio Local e tentar encontar soluções que se poderão eventualmente implementar para lhe conferir algum dinamismo.
Não deixe de comparecer, e de participar em mais uma iniciativa a favor do Concelho de Odivelas.
O painel de convidados conta com: Miguel Xara Brasil (Deputado Municipal), Abel Matos (Ass.Empresarial de Loures e Odivelas), Alberto Correia (Adm.C.Comercial Oceano) e Maria do Carmo Gonçalves (Bloco de Esquerda e Empresaria).

sexta-feira, 4 de junho de 2010

MOC - Odivelas & Cidadania

O MOC - Movimento Odivelas no Coração no ãmbito da rubrica Odivelas & Cidadania vai promover mais um debate sobre o tema: " Credibilização da Política e dos Políticos".

Este evento ocorrerá no dia 8 de Junho (Terça-Feira), no Pavilhão Polivalente em Odivelas com inicío ás 21h.

Não deixe de participar! Venha contribuir com a sua opinião!

De referir ainda que, este debate tem a participação de Lúcia Lemos e Paulo Aido e vai ser moderado pela jornalista Teresa Salvado.