Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

Haja SAÙDE!!!!!


Esta semana na rubrica A Minha Cidade no Diário de Odivelas, o José Maria Pignatelli no seu artigo, vem abordar um tema que me preocupa profundamente no País e em Odivelas especialmente – SAÙDE e Assistência Médica.
(Aconselho a sua leitura)


Em Valença do Minho os utentes sentido-se fortemente afectados pela decisão de encerramento do serviço de atendimento permanente (SAP), tomaram medidas de protesto, que ainda não terminaram, tornando o Ministério da Saúde a reiterar a posição assumida. (Vamos ver até quando…)

Urgências - Em Odivelas a Presidente da CMO afirma que, o CATUS passará a funcionar até às 22h nos dias de semana e aos fins-de-semana encerrará às 20h! E afirma ainda a CMO que, os utentes ainda têm muita SORTE por este serviço não encerrar de vez! E os Utentes, Plataformas e tudo??? Tudo caladinho e sem levantar ondas….

Consultas - Será que a Sra. Presidente da Câmara tem consciência do tormento que é marcar uma consulta para o médico de família? No Centro de Saúde consultas para um determinado médico, já não há vagas para Maio, só na Loja do Cidadão!
Após 2 dias sem atenderem o telefone, porque só está uma pessoa a fazer o atendimento presencial e telefónico, com ordens para dar prioridade a quem se desloca à referida Loja, foi transmitido que só 2ª Feira após a Páscoa para consultas em Maio porque as vagas para esse médico para Abril na Loja do Cidadão eram só seis e esgotaram em meia-hora!!!! E mais, os utentes ainda têm SORTE em ter médico de família porque em Odivelas 10.000 utentes não têm!

Procedimentos Administrativos - Se se mudar de residência para outra freguesia, não se pode pedir transferência de Centro de Saúde na Loja do Cidadão, mas se for para fora do Concelho já pode ser!!!! Com a agravante de ir engrossar o rol desses 10.000!!!

Instalações - Note-se que, no Pólo do Centro de Saúde do Bairro Olaio nem condições existem para receber pessoas sãs, quanto mais doentes ou crianças! E a CMO faz o quê? Obras, que ainda ninguém percebeu para que serviram! E, simultaneamente anuncia a construção de várias unidades de saúde em Odivelas, com apresentação virtual em folheto de campanha eleitoral e tudo…

Em suma, este partido (PS), venceu as eleições autárquicas por Odivelas em Outubro passado, com uma diferença de mil e poucos votos, relativamente à Coligação em Odivelas Primeiro as Pessoas. Mas como as principais facções políticas representativas no concelho integraram o executivo… palavras para quê??? Mais, com a agravante da vereadora com o pelouro da saúde até ser do PSD, e ter sido eleita por fazer parte dessa Coligação, mas cuja actuação prima pela inércia. Em matéria de saúde primeiro as pessoas sim, talvez os vereadores e os restantes órgãos do executivo camarário!

terça-feira, 30 de março de 2010

Surpresas


Para pensar...



Em época de Páscoa, em plena Quaresma, é bom reflectirmos um pouco sobre a quadra festiva, com coelhinhos a sair das cartolas e a trazerem ovos de chocolate com surpresas!


Esta envolvência é só para nos darmos conta que ainda há coisas boas e que nos surprendem pela positiva, embora não sejam propriamente coelhos e ovos mas sim pessoas...


È bom saber que nesta Odivelix ainda há indíviduos, os quais não estaríamos à espera, com carácter e que se interessam por outras causas e por esta terra de brandos costumes...


Embora a Páscoa não represente os coelhos de peluche e ovos de chocolate, estas são imagens que simbolizam o que há de bom associando o doce! Também existem pessoas feitas de chocolate, sem ser só aquele rapaz do anúncio do desodorizante...

sábado, 27 de março de 2010

O medo

A jornalista Teresa Salvado, é autora de um artigo no Jornal Nova Odivelas intitulado "Milho aos Porcos" que a meu ver identifica na ìntegra o estado de espírito actual dos portugueses.

A par da inércia latente existe igualmente uma atitude do deixa andar, o não levantar ondas para não ficar mal no filme! Isto tudo contribui para que fiquem cada vez mais amorfos, sem expressão e sem rosto...

Então admite-se termos que levar com o PEC, o desemprego que atinge todos os dias níveis para lá do que é admissível e o Primeiro Ministro vem dizer que há fortes probabilidades de Portugal como parceiro da UE ter de vir a contribuir monetáriamente para ajudar a Grécia! A Grécia???? Que ainda por cima nos "papou" um europeu de futebol???? Tenham dó! E nínguém faz nada???
Tá tudo doido? E o povo impávido e sereno? Nínguém se insurge? Dá ideia que injectaram um gáz qualquer e ficou tudo gaseado!!! Ou melhor gaseado de medo!!!

terça-feira, 23 de março de 2010

As RATAZANAS!

Há quem diga que os ratos mais propriamente as ratazanas são animais nojentos! Basicamente porque vivem escondidos nas catacumbas, andam sempre húmidos e a cheirar a escrementos! Só aparecem à vista desarmada quando acontece ou está para acontecer alguma coisa de mal...
Pois é, em Odivelix também é assim! As Ratazanas assumem também aqui essa conotação negativa! Na minha opinião pessoal, deverão ter o seu papel na humanidade, mas até que eu saiba qual é, tenho grande prazer em espezinhá-las se me aparecerem no caminho!!!!
Por isso meu caro amigo Tu-Barão, estamos cá para o que der e vier se as Ratazanas tiverem os ditos cujos no sítio que apareçam bem na nossa frente!!! È só esse o meu sincero desejo.
Um abraço.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Este pessoal está um pouco baralhado!


Deve ter existido aqui uma Gafe, por parte da CMO de Odivelas!!!
Ora muito bem, o Dia Mundial da Floresta e da Àrvore comemorou-se a 21 de MARÇO de 2010!!!!
No dia 20 de Março teve Lugar a acção "Limpar Portugal"
Pode ser que assim já se consiga perceber....

domingo, 21 de março de 2010

LIMPARAM PORTUGAL!!!!!


A todos quantos participaram nesta mega operação:

MUITO OBRIGADO!

Mais tarde vamos ter que limpar outro tipo de LIXO...

Tenho a segura convicção que um dia só não chega!

sábado, 13 de março de 2010

Seja um potencial dador de Medula Óssea!


Junte-se a esta iniciativa! E num mês ligado ás Boas Práticas, dê um exemplo de cidadania e de amor ao próximo aos seus filhos!

Não custa nada, uma simples picadinha de sangue para ficar registado e quem sabe até pode vir a ser útil a alguém que precise disso como do ar para continuar a respirar....

Pense nisso e envolva-se nesta Causa que é de nós todos!!

Aqui é que se deverá utilizar a expressão "Bem Haja", por isso!

Por falar no Projecto "LIMPAR PORTUGAL"

Limpeza de terrenos municipais e espaços públicos - 3/8/2010


"O Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Odivelas realizou, durante o mês de Fevereiro, uma verificação aos terrenos municipais e espaços públicos. Foram considerados não só os resíduos provenientes das actividades de limpeza urbana, mas todos os tipos de resíduos encontrados nos locais utilizados pelas Juntas de Freguesia, com proveniência diversa, mas que são em quantidade maioritária relativamente aos provenientes apenas das actividades de limpeza urbana. Na maior parte dos casos, foram detectados resíduos provenientes da limpeza de zonas verdes e mistura de resíduos urbanos. No âmbito da melhoria e consciência ambiental do nosso concelho, esta limpeza irá continuar durante o mês de Março. "

Fonte: Site da CMO Odivelas

O MOC disponibilizou a sua sede para que o núcleo de Odivelas do Projecto Limpar Portugal, tivesse um espaço para trabalhar no Concelho de Odivelas, após se lhes terem fechado algumas portas...
Vaí daí PUMPA! Sai esta linda notícia...

Há coisas fantásticas Não há????

quinta-feira, 11 de março de 2010

Porque hoje ainda é 11 de Março....

Para não nos esquecermos.....

http://tu-barao.blogs.sapo.pt/

Obrigado, por nos lembrar destas diabruras da vida....

Antigamente era na escola que se puxava as orelhas a quem se comportava mal...

Agora é esta a forma de o fazer a quem pouco ou nada lá aprendeu....

RESPOSTA

http://acreditarparavivermelhor.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de março de 2010

BOA PRÁTICA DO MÊS - Vamos Limpar Portugal!









Projecto Limpar Portugal
Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

BOA PRÁTICA DO MÊS - Vamos Limpar Portugal!

Projecto Limpar Portugal

Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com dezenas de milhares de voluntários registados.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!

Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, http://www.limparportugal.org/, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?”

domingo, 7 de março de 2010

Dia da Mulher - 8 de Março de 2010

Lisboa, 07 Mar (Lusa) - As mulheres trabalham mais 16 horas por semana do que os homens, porque as lides domésticas ainda são uma tarefa "delas", e no emprego chegam a ganhar menos 30 por cento em cargos idênticos aos deles.
O dia de trabalho das mulheres começa normalmente mais cedo e termina invariavelmente mais tarde. "Quando olhamos para os gráficos de tempo de trabalho pago e não pago, as mulheres trabalham em média mais 16 horas por semana do que os homens", contou à Lusa Natividade Coelho, presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), a propósito do Dia da Mulher, que se assinala na segunda feira.
"Num mercado de trabalho sem horários, as mulheres são as mais penalizadas porque são as responsáveis por cuidar dos filhos e das tarefas domésticas", lembrou a especialista em direitos femininos, Regina Tavares da Silva.
PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO ?
A ser ou não verdade....

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

sábado, 6 de março de 2010

Dia 8 de Março de 2010


Porque a cidadania também se conjuga no feminino!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Manifesto - Anti Dantas (Diseur: Mário Viegas)

Na sequência dos comentários "Dantescos" do Fiel Jardineiro / Carlos Bodião e do Sr. José Esteves, recentes maldizentes da nossa Praça e que ainda para nosso mal, representam orgãos eleitos e com responsabilidades Institucionais, aqui vai a minha homenagem:

Basta pum basta!!!
Uma geração que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!
Abaixo a geração!
Morra o Dantas, morra! Pim!
Uma geração com um Dantas a cavalo é um burro impotente!
Uma geração com um Dantas ao leme é uma canoa em seco!
O Dantas é um cigano!
O Dantas é meio cigano!
O Dantas saberá gramática, saberá sintaxe, saberá medicina, saberá fazer ceias pra cardeais, saberá tudo menos escrever que é a única coisa que ele faz!
O Dantas pesca tanto de poesia que até faz sonetos com ligas de duquesas!
O Dantas é um habilidoso!
O Dantas veste-se mal!
O Dantas usa ceroulas de malha!
O Dantas especula e inocula os concubinos!
O Dantas é Dantas!
O Dantas é Júlio!
Morra o Dantas, morra! Pim!
O Dantas fez uma soror Mariana que tanto o podia ser como a soror Inês ou a Inês de Castro, ou a Leonor Teles, ou o Mestre d'Avis, ou a Dona Constança, ou a Nau Catrineta, ou a Maria Rapaz!
E o Dantas teve claque! E o Dantas teve palmas! E o Dantas agradeceu!
O Dantas é um ciganão!
Não é preciso ir pró Rossio pra se ser pantomineiro, basta ser-se pantomineiro!
Não é preciso disfarçar-se pra se ser salteador, basta escrever como o Dantas! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem artísticos, nem humanos! Basta andar com as modas, com as políticas e com as opiniões! Basta usar o tal sorrisinho, basta ser muito delicado, e usar coco e olhos meigos! Basta ser Judas! Basta ser Dantas!
Morra o Dantas, morra! Pim!
O Dantas nasceu para provar que nem todos os que escrevem sabem escrever!
O Dantas é um autómato que deita pra fora o que a gente já sabe o que vai sair... Mas é preciso deitar dinheiro!
O Dantas é um soneto dele-próprio!
O Dantas em génio nem chega a pólvora seca e em talento é pim-pam-pum.
O Dantas nu é horroroso!
O Dantas cheira mal da boca!
Morra o Dantas, morra! Pim!
O Dantas é o escárnio da consciência!
Se o Dantas é português eu quero ser espanhol!
O Dantas é a vergonha da intelectualidade portuguesa!
O Dantas é a meta da decadência mental!
E ainda há quem não core quando diz admirar o Dantas!
E ainda há quem lhe estenda a mão!
E quem lhe lave a roupa!
E quem tenha dó do Dantas!
E ainda há quem duvide que o Dantas não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!
Vocês não sabem quem é a soror Mariana do Dantas? Eu vou-lhes contar:
A princípio, por cartazes, entrevistas e outras preparações com as quais nada temos que ver, pensei tratar-se de soror Mariana Alcoforado a pseudo autora daquelas cartas francesas que dois ilustres senhores desta terra não descansaram enquanto não estragaram pra português, quando subiu o pano também não fui capaz de distinguir porque era noite muito escura e só depois de meio acto é que descobri que era de madrugada porque o bispo de Beja disse que tinha estado à espera do nascer do Sol!
A Mariana vem descendo uma escada estreitíssima mas não vem só, traz também o Chamilly que eu não cheguei a ver, ouvindo apenas uma voz muito conhecida aqui na Brasileira do Chiado. Pouco depois o bispo de Beja é que me disse que ele trazia calções vermelhos.
A Mariana e o Chamilly estão sozinhos em cena, e às escuras, dando a entender perfeitamente que fizeram indecências no quarto. Depois o Chamilly, completamente satisfeito, despede-se e salta pela janela com grande mágoa da freira lacrimosa. E ainda hoje os turistas têm ocasião de observar as grades arrombadas da janela do quinto andar do Convento da Conceição de Beja na Rua do Touro, por onde se diz que fugiu o célebre capitão de cavalos em Paris e dentista em Lisboa.
A Mariana que é histérica começa a chorar desatinadamente nos braços da sua confidente e excelente pau de cabeleira soror Inês.
Vêm descendo pla dita estreitíssima escada, várias Marianas, todas iguais e de candeias acesas, menos uma que usa óculos e bengala e ainda toda curvada prá frente o que quer dizer que é abadessa.
E seria até uma excelente personificação das bruxas de Goya se quando falasse não tivesse aquela voz tão fresca e maviosa da Tia Felicidade da vizinha do lado. E reparando nos dois vultos interroga espaçadamente com cadência, austeridade e imensa falta de corda... Quem está aí?... E de candeias apagadas?
- Foi o vento, dizem as pobres inocentes varadas de terror... E a abadessa que só é velha nos óculos, na bengala e em andar curvada prá frente manda tocar a sineta que é um dó d'alma o ouvi-la assim tão debilitada. Vão todas pró coro, mas eis que, de repente, batem no portão sem se anunciar nem limpar-se da poeira, sobe a escada e entra plo salão um bispo de Beja que quando era novo fez brejeirices com a menina do chocolate.
Agora completamente emendado revela à abadessa que sabe por cartas que há homens que vão às mulheres do convento e que ainda há pouco vira um de cavalos a saltar pla janela. A abadessa diz que efectivamente já há tempos que vinha dando pela falta de galinhas e tão inocentinha, coitada, que naqueles oitenta anos ainda não teve tempo pra descobrir a razão da humanidade estar dividida em homens e mulheres. Depois de sérios embaraços do bispo é que ela deu com o atrevimento e mandou chamar as duas freiras de há pouco com as candeias apagadas. Nesta altura esta peça policial toma uma pedaço d'interesse porque o bispo ora parece um polícia de investigação disfarçado em bispo, ora um bispo com a falta de delicadeza de um polícia d'investigação, e tão perspicaz que descobre em menos de meio minuto o que o público já está farto de saber - que a Mariana dormiu com o Noel. O pior é que a Mariana foi à serra com as indiscrições do bispo e desata a berrar, a berrar como quem se estava marimbando pra tudo aquilo. Esteve mesmo muito perto de se estrear com um par de murros na coroa do bispo no que se mostrou de um atrevimento, de uma insolência e de uma decisão refilona que excedeu todas as expectativas.
Ouve-se uma corneta tocar uma marcha de clarins e Mariana sentindo nas patas dos cavalos toda a alma do seu preferido foi qual pardalito engaiolado a correr até às grades da janela gritar desalmadamente plo seu Noel. Grita, assobia e rodopia e pia e rasga-se e magoa-se e cai de costas com um acidente, do que já previamente tinha avisado o público e o pano cai e o espectador também cai da paciência abaixo e desata numa destas pateadas tão enormes e tão monumentais que todos os jornais de Lisboa no dia seguinte foram unânimes naquele êxito teatral do Dantas.
A única consolação que os espectadores decentes tiveram foi a certeza de que aquilo não era a soror Mariana Alcoforado mas sim uma merdariana-aldantascufurado que tinha cheliques e exageros sexuais.
Continue o senhor Dantas a escrever assim que há-de ganhar muito com o Alcufurado e há-de ver que ainda apanha uma estátua de prata por um ourives do Porto, e uma exposição das maquetes pró seu monumento erecto por subscrição nacional do "Século" a favor dos feridos da guerra, e a Praça de Camões mudada em Praça Dr. Júlio Dantas, e com festas da cidade plos aniversários, e sabonetes em conta "Júlio Dantas" e pasta Dantas prós dentes, e graxa Dantas prás botas e Niveína Dantas, e comprimidos Dantas, e autoclismos Dantas e Dantas, Dantas, Dantas, Dantas... E limonadas Dantas- Magnésia.
E fique sabendo o Dantas que se um dia houver justiça em Portugal todo o mundo saberá que o autor de Os Lusíadas é o Dantas que num rasgo memorável de modéstia só consentiu a glória do seu pseudónimo Camões.
E fique sabendo o Dantas que se todos fossem como eu, haveria tais munições de manguitos que levariam dois séculos a gastar.
Mas julgais que nisto se resume literatura portuguesa? Não Mil vezes não!
Temos, além disto o Chianca que já fez rimas prá Aljubarrota que deixou de ser a derrota dos Castelhanos pra ser a derrota do Chianca.
E as pinoquices de Vasco Mendonça Alves passadas no tempo da avózinha! E as infelicidades de Ramada Curto! E o talento insólito de Urbano Rodrigues! E as gaitadas do Brun! E as traduções só pra homem do ilustríssimos excelentíssimo senhor Mello Barreto! E o frei Matta Nunes Moxo! E a Inês Sifilítica do Faustino! E as imbecelidades do Sousa Costa! E mais pedantices do Dantas! E Alberto Sousa, o Dantas do desenho! E os jornalistas do Século e da Capital e do Notícias e do Paiz e do Dia e da Nação e da República e da Lucta e de todos, todos os jornais! E os actores de todos os teatros! E todos os pintores das Belas-Artes e todos os artistas de Portugal que eu não gosto. E os da Águia do Porto e os palermas de Coimbra! E a estupidez do Oldemiro César e o Dr. José de Figueiredo Amante do Museu e ah oh os Sousa Pinto hu hi e os burros de cacilhas e os menos do Alfredo Guisado! E (o) raquítico Albino Forjaz de Sampaio, crítico da Lucta a quem Fialho com imensa piada intrujou de que tinha talento! E todos os que são políticos e artistas! E as exposições anuais das Belas-Arte(s)! E todas as maquetas do Marquês de Pombal! E as de Camões em Paris; e os Vaz, os Estrela, os Lacerda, os Lucena, os Rosa, os Costa, os Almeida, os Camacho, os Cunha, os Carneiro, os Barros, os Silva, os Gomes, os velhos, os idiotas, os arranjistas, os impotentes, os celerados, os vendidos, os imbecis, os párias, os ascetas, os Lopes, os Peixotos, os Motta, os Godinho, os Teixeira, os Câmara, os diabo que os leve, os Constantino, os Tertuliano, os Grave, os Mântua, os Bahia, os Mendonça, os Brazão, os Matos, os Alves, os Albuquerques, os Sousas e todos os Dantas que houver por aí!!!!!!!!!
E as convicções urgentes do homem Cristo Pai e as convicções catitas do homem Cristo Filho!...
E os concertos do Blanch! E as estátuas ao leme, ao Eça e ao despertar e a tudo! E tudo o que seja arte em Portugal! E tudo! Tudo por causa do Dantas!
Morra o Dantas, morra! Pim!
Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mas atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!
Morra o Dantas, morra! Pim!


José de Almada Negreiros Poeta d'Orpheu Futurista E Tudo